Estou realizando pesquisas e experiências sobre reprodutibilidade, encontrei uma coisa bem interessante que pode ajudar a comunidade, algumas oficinas mão na massa tanto remotas ou presenciais, facilitando também algumas atividades para professores, pesquisadores e até mesmo papers de pesquisadores para disponibilizar ambientes para que outras pessoas ou equipes consigam ter um ambiente com versões de bibliotecas, IDE, compiladores e sistemas operacionais alinhados e com versões ou equivalentes. Pensando mais com a linha de reprodutibilidade, caso você tenha interesse com esse tema, recomendo que assista a gravação de uma LIVE feita agora em 2020 pelo Laboratório Hacker de Campinas: LHC Convida com o Raniere Silva.
Domingo passado dia 8 de novembro de 2020 fiz um experimento em especifico no qual via navegador comum de internet, consigo ter um ambiente de desenvolvimento incluindo mostrando um terminal, IDE além das extensão Rech COBOL e o compilador Open-COBOL.
Caso você não tenha uma Raspberry PI, você pode configurar via Docker em seu equipamento mesmo, também através de alguma VM ou outro serviço com host no qual você tenha privilégios para instalar e configurar.
Proposta aqui é que você consiga através de qualquer navegador de internet, dispositivos mobile, até mesmo via tablet ou smartphone acesse esse ambiente de desenvolvimento, conseguindo programar, testar e usar de forma simples ou acompanhar processos que pode melhorar seu workflow ou estudos. Existem diversas opções de uso apenas listei algumas, comentem aqui no blog caso tenha outro uso não citado.
Caso você ainda não tenha configurado o Docker em sua Raspberry PI fiz uma publicação no começo do ano: passos e dicas[1].
Deixo aqui o meu Disclaimer, não tenho responsabilidade se você utilizar todos os procedimentos exemplos em seus ambiente de produção. Lembrando que é para fins de estudos e apresentações, estarei utilizando recursos específicos, não tenho como objetivo neste primeiro momento, executar todas as rotinas que envolve seguranças do dispositivos, além dos itens citados, também das diferentes especificações para cada tipo de cenário real de uso.
Encontrei esse recurso através do projeto linuxserver.io[2]. Um grupo de entusiastas de todo o mundo que criam e mantêm imagens Docker, simplificando e criando documentações clara o uso.
Mão na massa!
Abra o terminal de sua preferencia, acesse o seu Raspberry PI.
Com o docker configurado, execute o seguinte comando, confirme informar no dockerhub do projeto[3]: $ docker pull codercom/code-server
Aquele momento de tomar um café ou tomar uma água. Conforme seu link de internet pode levar um tempo maior ou não.
Depois que o terminal exibir que foi finalizado, será necessário customizar o comando conforme a configuração do seu equipamento e ambiente.
docker run -d \
--name=code-server \
-e PUID=1000 \
-e PGID=1000 \
-e TZ=America/Sao_Paulo \
-e PASSWORD=password `#senha_para_acessar` \
-e SUDO_PASSWORD=password `#optional` \
-e PROXY_DOMAIN=code-server.my.domain `#optional` \
-p 8443:8443 \
ghcr.io/linuxserver/code-server
Depois de rodar o comando, você pode acessar com o seu navegador de preferencia, digite o IP do equipamento com a porta 8443.
http://ipdoraspberrypi:8443
Em seu primeiro acesso será solicitado uma senha, ela foi configurada naquele conjunto de comandos executado no passo anterior, como exemplo seria essa aqui: -e PASSWORD=password (Senha password)
Pronto em seguia você deve visualizar a seguinte tela!
Para quem já conhece e usa o Visual Studio Code ou VSCodium, pode seguir com as suas customizações de extensões, criar os diretórios e iniciar suas atividades. Agora é usar e testar.
Depois que você realizar as configurações pode chegar em um ambiente conforme a sua demanda. Eu meu ambiente ficou assim.
Além de visualizar o diretório consigo visualizar o código e executar comandos via terminal direto do Docker de onde roda o code-server.
Próximas publicações:
Mostrar e customizar mais extensões, customizando ambientes com compiladores diferentes com mais detalhes em tópicos.
Qual tipo de ambiente você tem interesse? comentem aqui, para que eu consiga gerar materiais conforme a demanda do público.
Em breve tem mais.
Referências
[1]Instalando Docker no Raspberry PI
Stay Home, Stay Hacking