Faz um certo tempo que iniciei a tradução e melhorias no documento contando mais das experiências envolvendo o Laboratório Hacker de Campinas, afim de contribuir para novos Hackerspaces e até mesmo utilizar para explicar melhor como que funciona um espaço como o LHC.
Nos últimos anos participei de diversos eventos em interior de São Paulo e alguns outros estados Brasileiros, envolvendo hackerspaces, comunidades de software livre, tecnologia em geral, acho bem interessante o tanto de pessoas que tem curiosidade sobre, desconhecia sobre esse tipo de grupo e pessoas que participam ou convivem com membros de hackerspaces, tentam colaborar de alguma forma, divulgando, indicando novas pessoas, convidando para participar de diferentes eventos, atividades em geral, vi isso acontecer em diferentes eventos Brasileiros.
No final de 2019, estava acompanhando online a edição 36C3 (Chaos Communication Congress) uma conferência de grande importância e organizada pela CCC (Chaos Computer Club). Em uma light talk, encontrei esse projeto chamado Blueprint Hackerspace pelo Hackerspace.Gent (na cidade de Ghent na Bélgica), o que me chamou a atenção, por ser um material curto e bem explicativo, para leituras rápidas então estou contribuindo com essa versão, estou enviando para outros hackerspaces realizem leituras e suas devidas contribuições. Além de contar algumas experiências do LHC, também é uma forma de divulgar o movimento dos hackerspaces Brasileiros com uma documentação bem elaborada e atualizada conforme a nossa realidade que difere um pouco da realidade europeia.
Apesar de estar escrevendo isso em época de pandemia, iniciei a tradução do documento no final de Dezembro de 2019, é um bom momento para terminar aquelas atividades que listadas, documentar coisas realizadas também, facilitando e levando mais conhecimentos para outros pessoas.
Sobre o Hackerpsace Blueprint versão 1.0.
Somos um Hackerspace
O Hackerspace é um local físico, dirigido por pessoas interessadas em vários aspectos da construção e da criatividade hacker. Desde encontrar maneiras de deixar sua cerveja gelada em questão de segundos até criar uma sistema de automatizar uma tarefa corriqueira, ou até mesmo uma customização de um equipamento eletrônico.
Somos um terreno fértil para idéias impressionantes. Nós fornecemos um local onde essas idéias podem se tornar realidade. Operamos por colaboração e abertura. permitimos que as pessoas falhem e tentem novamente.
Não podemos confiar no senso comum porque as pessoas têm realidades diferentes. As pessoas têm objetivos diferentes e conflitantes. Por isso, nunca será alcançado consenso sobre certas coisas. Problemas surgirão e eles não serão resolvidos. Não ter solução é pior do que uma solução ruim. Porque quando os problemas não são resolvidos, eles se acumulam até a comunidade desmoronar.
Sabíamos que, para consertar isso, precisávamos de um sistema que tirasse o melhor proveito de todos e nos permitisse ser incríveis! . Isso acabou se tornando “Hackerspace blueprint”, um documento que descreve como executar um espaço hackers de maneira a destacar o melhor das pessoas.
O objetivo deste sistema é capacitar as pessoas a tirar o melhor proveito delas mesmas. Estimula a colaboração e permite que as pessoas pensem e resolvam problemas de forma criativa. Sabemos que este sistema será falho desde o início. Sabemos que o controle das pessoas é mau, mas um sistema defeituoso é melhor do que nenhum sistema. Além disso, atualizamos continuamente este sistema para torná-lo melhor. É por isso que o plano hackerspace está no GitHub. Queremos facilitar a contribuição da comunidade e que outras organizações o usem como base para seu próprio sistema.
Referência
Tradução do documento The Hackerspace Blueprint, com melhorias e relatos com as experiências envolvendo o Laboratório Hacker de Campinas e seus membros. Você pode contribuir na edição do material.
Segue o link e boa leitura do Hackerspace Blueprint.
Stay Home, Stay Hacking