Segue algumas dicas e comentários sobre a instalação e configuração básica da ferramentas Grafana com visualização interativa da web, fornecendo tabelas, gráficos e alertas via Dashboards integrada com diversos sistemas e ferramentas dinâmicas além de gerar telas com visual bem interessante.
Vale a pena lembrar o cenário, estou configurando para integrar a ferramenta Prometheus com Grafana, em breve em uma nova publicação integrando com a ferramenta de monitoramento Zabbix. Também é possível integrar com outras ferramentas e com plugings.
Por esse motivo estou criando uma série de material no qual devo publicar por aqui, pelo menos uma vez por mês, passando algumas dicas, evolução do projeto com o pessoal do LHC, já que defini um cenário para rodar com o Hackerspace. Assim qualquer pessoa pode acompanhar e também interagir conversando mais sobre o tema, tanto aqui nos comentários pelo blog ou na página do projeto.
Caso você tenha chegado no meu blog, por causa dessa publicação: fiz um material no começo do ano comentando sobre o projeto onde estaremos utilizando diversos Raspberry PI e entre outros hardwares, Confirma aqui o Cluster com Raspberry PI. O projeto ficou parado por um tempo por causa da pandemia, no qual o objetivo seria encontros presenciais para montagem. Mas agora estou realizando de forma online e com publicações das etapas.
Mão na massa
Deixo aqui o meu Disclaimer, não tenho responsabilidade se você utilizar todos os procedimentos exemplos em seus ambiente de produção. Lembrando que é para fins de estudos e apresentações, estarei utilizando recursos específicos, não tenho como objetivo neste primeiro momento, executar todas as rotinas que envolve seguranças do dispositivos, além dos itens citados, também das diferentes especificações para cada tipo de cenário.
No dia de criação deste material a versão disponibilizada do Grafana era 7.1.4.
Lembrando que na página existem diferentes links para outras arquiteturas e distribuições linux, estamos utilizando aqui para o Ubuntu and Debian(ARMv7) que funciona no Raspian.
Via terminal linux com acesso ao seu Raspberry Pi execute os seguintes comandos.
$ sudo apt-get install -y adduser libfontconfig1
$ wget https://dl.grafana.com/oss/release/grafana_7.1.4_armhf.deb
$ sudo dpkg -i grafana_7.1.4_armhf.deb
$ service grafana-server start
$ /sbin/chkconfig -add grafana-server
$ systemctl enable grafana-server
Curiosidade, caso tenha interesse em instalar plugins. execute esse comando para listar as opções
$ grafana-cli plugins list-remote
Como exemplo aqui seria um comando para instalar o plugin do Zabbix.
$ grafana-cli plugins install alexanderzobnin-zabbix-app
depois que instalar você deve fazer um restart no processo do grafana.
$ service grafana-server restart

Depois de executar os comandos de instalações, você pode acessar o painel do Grafana através do ip do seu RaspberryPi:3000 (http://seuip:3000)
Usuário: admin
Senha: admin
Após o primeiro acesso automaticamente será trocada a senha de administrador, favor digitar outra senha boa para a sua segurança.

Exemplo incial de algumas Dashboard, já com a integração com o Prometheus, basta indicar qual o IP no caso o mesmo equipamento com as suas ferramentas, passando também a porta de acesso para coletar as métricas.

Por padrão existem 3 templates de dashboards.
Estarei explicando com mais detalhes em uma publicação breve. Aqui fica para visualizar e ter uma ideia, clique sobre as imagens para visualizar mais detalhes.



Com essa ferramenta é interessante que você consegue criar organizações (grupos), nível de acesso por usuário, Importar e exportar Dashboards além de muitos outros recursos.
Também conseguindo integrar com outras ferramentas além de Zabbix e Prometheus. Além de ser de código aberto.
Referências
Até mais.
Happy Hacking
Stay Home, Stay Hacking.